Análise Comportamental
O que é assessment
A palavra Assessment vem do inglês e significa avaliação. Este termo, no entanto, não é bem visto pela maioria das pessoas, principalmente porque durante toda a nossa vida nós somos avaliados: No colégio, no vestibular, na universidade, nos processos seletivos, e até mesmo depois que conseguimos o trabalho almejado, ou quando nos tornamos líderes ou empreendedores, continuamos sendo avaliados.
O conceito de Assessment desenvolveu-se na NASA na década 1960, onde os astronautas começaram as suas primeiras pesquisas relacionadas à possibilidade da ida ao espaço. Eles ainda não podiam colocar pessoas nos ônibus espaciais, porque o risco de explosão era muito grande. O que eles faziam? Colocavam um computador no ônibus espacial para que fossem registrados todo tipo de informação que você pudesse imaginar: velocidade, temperatura, pressão, deslocamento, tempo de voo, tempo de combustível queimado, tempo restante de combustível, etc.
Em determinado momento, a NASA explodiu o ônibus, a caixa preta era localizada e conectada a outro computador, que colhia todas as informações. Os dados eram avaliados e novos ajustes eram feitos para que o próximo ônibus espacial fosse melhor que o anterior. O procedimento se repetiu até que, em 1969, o primeiro ônibus espacial tripulado foi lançado com sucesso.
Pouco tempo depois, as empresas passaram a utilizar o mesmo princípio: criar controles e protocolos para avaliar fatos, evidências e indicadores, e basear-se nessas informações para buscar medidas que trouxessem melhores resultados e maior produtividade. Portanto, o real objetivo do Assessment é aumentar a qualidade dos resultados através da coleta de informações, o que é muito diferente de julgar ou culpar uma pessoa pelos seus resultados.
No mundo corporativo de hoje, o termo é usado para instrumentos e ferramentas de análise de perfil comportamental como CIS Assessment, que proporciona o autoconhecimento para que o pesquisado se aprimore a cada dia e atinja seu máximo potencial.
Sobre o CIS Assessment
O Software
Criado em 2013, o CIS Assessment é um software para mapeamento e análise de perfil comportamental que vem proporcionando um salto de qualidade no, já revolucionário, Coaching Integral Sistemico baseado na consagrada metodolog DISC, mas empregando também os tipos Psicológicos, de Carl Jung, e a Teoria de Valores, de Eduard Sprange oferece uma análise mais completa e profunda.
Desenvolvido pelo psicanalista Deibson Silva, com o apoio e direcionamento intelectual do PhD em Coaching Paulo Vieira, o software vem sendo utilizado e validado por profissionais de grandes empresas desde 201 apresentando 98,8% de precisão.
Aplicações
CIS Assessment
O CIS Assessment é fundamental, tanto para quem trabalha com desenvolvimento de pessoas, quanto para quem busca o autoconhecimento e uma comunicação mais efetiva.
O QUE O CONHECIMENTO EM MAPEAMENTO DE PERFIL COMPORTAMENTAL PROPORCIONA: Autoconhecimento a partir da identificação do perfil comportamental do pesquisado, seus pontos fortes e pontos a melhorar, os valores que o motivam, seu estilo de liderança os potenciais que não vem sendo explorados, os medos e necessidades, os pontos de estresse sua forma de assimilar informações e fazer escolhas, o ambiente de trabalho congruente com seu perfil, entre outros aspectos.
Percepção do perfil comportamental dos outros: facilitando a identificação de pontos fortes e fracos.
Direcionando a pessoa certa para cada tarefa, desenvolvendo planos estratégicos e eficazes a partir do conhecimento do perfil de cada indivíduo, etc,
Melhor adaptação a perfis diferentes: a partir da compreensão e do respeito ao perfil do outro é possível adaptar a linguagem para uma comunicação mais eficaz e, assim, conquistar a cooperação do time, dialogar com pessoas diferentes, negociar melhor, além de prevenir e solucionar conflitos (pessoais ou profissionais).
Para que serve o
CIS ASSESSMENT?
O CIS Assessment foi desenvolvido para melhor compreender a personalidade e as potenciais competências dos indivíduos. Após conhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhoria, será muito mais fácil trilhar o caminho para a alta performance em todas as áreas.
Para que se torne realmente um aprendizado, esse conhecimento deve ser utilizado com autorresponsabilidade. É muito cômodo dizer “eu ajo assim por causa do meu perfil comportamental” e não fazer esforço algum para se aperfeiçoar. Ao longo do relatório, são apontados diversos pontos de melhoria a serem desenvolvidos pela avaliada. Você não é refém do seu perfil e ele não deve ser utilizado como historinha.
Também não cabe a você tentar mudar alguém ou querer que os outros se adaptem ao seu estilo de comportamento. Pelo contrário. Deve-se partir da premissa de que a única pessoa que você pode mudar a si mesmo. Entender o perfil do cônjuge, dos pais dos filhos do chefe e dos subordinados o ajudará a respeitar as diferenças entre vocês e adaptar-se ao estilo deles para obter uma comunicação mais efetiva.
Se eu me conheço melhor posso aceitar e amar as minhas características, assim como desenvolver meus pontos fracos. Se eu conheço melhor o outro, posso compreendê-lo, aceitar nossas diferenças e lidar com o comportamento dele com mais facilidade. Assim podemos dizer que o mapeamento de perfil também é de extrema importância para desenvolver a Inteligência Emocional, pois contribui para uma melhor relação com si mesmo e também para uma relação mais eficaz com o outro.